Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Jornalista e Pós-graduada em Comunicação Audiovisual - PUC/PR.

Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Nutricionista destaca os benefícios do abacate

O abacate faz bem à saúde, auxilia na inibição intestinal, na redução do colesterol e alivia os sintomas da TPM

Rico em beta sitosterol, o abacate ajuda a controlar os hormônios do estresse
Consumir esta fruta rica em vitaminas, proteínas, betacaroteno, cálcio, magnésio, fósforo, ferro e potássio, faz bem à saúde, mas precisamos controlar a quantidade, uma vez que o abacate contém muita gordura. 

Segundo a nutricionista Adriana Roveda Chastalo, o abacate traz muitos benefícios à nossa saúde, melhora o bem-estar, alivia os sintomas da TPM, ajuda a ter um bom sono, regulam a memória, reduz os processos inflamatórios, como o desenvolvimento de osteoartrites e doenças do tecido cartilaginoso, dentre muitas outras particularidades desta fruta que pode ser consumida como uma receita doce ou salgada.

“As gorduras saudáveis elevam os níveis de serotonina e melhoram o bem-estar. Sabe-se que uma dieta pobre em gorduras pode provocar o desânimo. Estudos mostram que as pessoas ficam mais relaxadas depois de uma refeição rica em gorduras e podem até sentir menos dor. O corpo necessita de um pouco de gordura, preferencialmente gordura boa, para absorver os nutrientes que podem melhorar o humor, como a Vitamina E”, explica Chastalo.

Abaixo, uma entrevista ping-pong com a nutricionista Adriana Chastalo

Nutricionista Adriana Ângela Roveda Chastalo - CRN 8-2821
Esta fruta é indicada na alimentação de crianças?
O abacate pode ser introduzido na alimentação das crianças a partir do 9º mês de vida, é indicado para a visão por ser fonte de Vitamina A. As frutas, em geral, apresentam uma função importante na alimentação das crianças, são fontes de vitaminas, minerais, fibras além de importantes componentes antioxidantes.

Para os adultos, o abacate é considerado um aliado contra as fadigas física e mental?
Sim, por ser fonte alimentar do mineral magnésio (mineral antiestresse), além das vitaminas do complexo B (B3 e B6). Uma das indicações do abacate é no tratamento de doenças reumáticas e articulares. O óleo encontrado na polpa do abacate pode ajudar a reduzir processos inflamatórios, reduzindo o desenvolvimento de osteoartrites e doenças do tecido cartilaginoso.

Com que frequência é importante comer abacate?
O abacate, em pequena quantidade pode ser consumido diariamente, uma a duas colheres de sopa, que pode ser adicionado às saladas in natura ou na forma de guacamole, como tempero. Ou no lanche da tarde com cacau em pó, mel, limão, açúcar demerara, etc. Outra alternativa, é consumir ½ abacate pequeno 2 a 3 vezes na semana. Hoje em dia, encontramos com facilidade o avocado, um tipo de abacate pequeno, fácil de ser consumido e que dá para adicionar aos lanches intermediários.
Para quem tem níveis alterados de colesterol, uma opção para temperar a salada é utilizar o óleo de abacate diariamente, prensado a frio, extra virgem.

O abacate possui alto valor calórico?
Sim, o abacate possui alto teor calórico, mas é consenso que o consumo regular de abacate combinado a uma alimentação saudável culmina em promoção da saúde.  E, tudo depende da forma de preparo do mesmo, receitas com adição de mais ingredientes calóricos, como creme de leite, leite condensado, açúcar, etc., aumentam ainda mais o valor calórico do mesmo, dificultando qualquer tentativa de emagrecimento.

Qual é a melhor maneira de consumir o abacate?
In natura, com limão e pouco açúcar demerara, que é o açúcar menos processado e com nutrientes.
Com cacau em pó e mel.
Como guacamole (segue receita no final da matéria)
Com salada – pica os pedaços e mistura.

Dá para usar as folhas do abacateiro para fazer chás diuréticos e carminativo, ou seja, que auxilie na eliminação dos gases intestinais?
Sim, as folhas do abacateiro, assim como a fruta são consumidas de várias maneiras, desde seu uso como agente vermífugo até o tratamento de diarréia. O suco das folhas pode exercer uma atividade antibiótica, o extrato aquoso das folhas pode exercer efeito anti-hipertensivo prolongado, enquanto que a decocção da folha é considerada benéfica no tratamento da diarréia, dor de garganta e hemorragias, entre outros benefícios. 

Receita do Guacamole:
½ abacate médio
1 colher de sopa de azeite de oliva
½ cebola pequena picada
½ unidade de limão espremido
10 unidades de tomate cereja picados em 4 pedaços
Sal, salsa e cebolinha a gosto (opcional: alho e pimenta)
Amasse o abacate e acrescente o alho, o sal, o azeite, suco do limão e o tomate picado. Sirva sobre a salada ou como “molho” mexicano.

11 comentários:

  1. Sonia, primeiro gostaria de parabenizar pela matéria. Traz dicas interessantes. Nunca pensei que de um simples abacate pudesse sair informações boas para a nossa saúde. Parabéns à sua entrevistada. Pelas respostas ela mostra que domina o assunto.
    Um abraço
    Carla Bruna.

    ResponderExcluir
  2. Salete Toledo
    Sonia, gostei muito da publicação. Não imaginava que o abacate é tão importante e que ajuda muito a nossa saúde.
    Peço licença para repassar para algumas amigas.

    ResponderExcluir
  3. Soninha, adorei as dicas. Caramba, não sabia que ele era tão útil assim. Dá para aproveitar desde as folhas, caroço e aquela massa verdinha maravilhosa. Tudo dele faz bem à saúde.
    Muito legal.
    Poste sobre outras frutas.
    Su Hoffmann
    beijinhos, querida.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da matéria!
    Nunca imaginei que é bom para a visão.

    ResponderExcluir
  5. Sonia valeu a dica sobre consumir abacate! :-)
    Eu comia de vez em quando, mas agora quero criar o hábito de consumir pelo menos uma vez por seman.
    Suyane.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da receita do guacamole!!!
    Att.
    Juliana

    ResponderExcluir
  7. Por favor, escreva sobre outras frutas também. Sempre acho muitas informações na internet sobre as frutas, mas vindo de quem entende é muito melhor. Uma nutricionista falando é muito bom porque é verdade, passa credibilidade. Eu gostei tanto das dicas que quero procurar por esta nutricionista.
    Luciane de Curitiba

    ResponderExcluir
  8. Sonia sempre acompanho suas reportagens e acho muito bacana você levantar assuntos pertinentes, que a gente realmente possa aprender para usar no dia a dia.
    Esta reportagem sobre o abacate é interessante, principalmente porque você entrevistou uma fonte que entende do assunto, que é uma nutricionista.
    Você pode passar o endereço dela para mim. Vou te mandar um email.
    Sibeli aqui de Curitiba - Juvevê

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela reportagem
    Gosto muito de comer abacate.
    Escreve sobre outras frutas.

    ResponderExcluir
  10. Olá, não sei se posso escrever por aqui, pelo Anônimo. Mas não achei outra maneira. Meu nome é Kely, sou das Mercês. Gostei muito da sua matéria! Parabéns pelo conteúdo abordado.

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas Sônia!!!!!
    Qual é o endereço dessa nutricionista? Se puder me passar eu lhe agradeço.
    Bernadete Costa
    Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir