Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Jornalista e Pós-graduada em Comunicação Audiovisual - PUC/PR.

Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

A importância de se treinar com um personal

Em busca de melhores resultados, cada vez mais pessoas procuram por um atendimento personalizado


Desde a década de 90, a procura pelo personal trainer aumentou consideravelmente em todo o país. O que antes era status, ostentação para muitas pessoas, transformou-se numa necessidade a partir do momento em que elas começaram a perceber grandes resultados, tanto estéticos quanto de saúde.

Ter o acompanhamento individualizado do profissional traz vantagens e benefícios que dificilmente teríamos com um professor que se encontra em sala, cuidando de vários alunos ao mesmo tempo. Ou seja, o personal vai montar um programa de treinamento específico ao aluno, levando em consideração todas as suas características (composição corporal), aptidões e objetivos (condicionamento físico, perda peso, hipertrofia, etc) e vai acompanhar sua evolução a cada treino, a cada movimento.

Com treinos mais intensos, o aluno chega mais próximo dos seus limites e obtém resultados mais eficazes do que se treinasse sozinho, sem contar que diminui significativamente os riscos de lesões musculares.

Vantagens

As vantagens vão muito além do monitoramento, outro fator importante é a motivação, ter alguém incentivando e cobrando resultados a cada aula é, no mínimo, encorajador. Escutar “vai vai”, “mais uma”, “vai, você consegue”, “última última”... nesse momento você dá o seu máximo porque tem alguém te  motivando para concluir o exercício.

É barato contratar um personal trainer?

Não, não é barato para manter um personal capacitado + a mensalidade da academia. Mas vale a pena? Vale, gente! Vale muito! Vale cada centavo investido.

O resultado é rápido?

Bom, milagres não existem, nem mágicas! Vai depender dos seus objetivos, da sua dedicação, dos seus cuidados com a alimentação, da maneira como seu organismo reage, são diversos fatores que influenciam no resultado. Mas não tenha dúvidas que o treino elaborado por um bom profissional, que está ali exclusivamente para lhe atender, trará grandes resultados, sejam eles estéticos e/ou de saúde, muito mais rápido que se você estivesse treinando sozinho.



Para falar um pouco mais sobre esse assunto, convidei o meu personal trainer, Guilherme Juliani, que me atende na Cia Athletica de Curitiba.

Foto: Jhonatan Cipriano


Formado em Educação Física pela UP, com especialização em treinamento de força e hipertrofia pela UFPR, Guilherme já participou de mais de 10 campeonatos de fisiculturismo, conquistando seis vezes o primeiro lugar.

1 – Qual a importância de se fazer exercícios com acompanhamento individualizado, ou seja, com o personal trainer?
O personal trainer é responsável por cuidar de cada aluno de forma única, ele tem que compreender as habilidades, as dificuldades e os reais objetivos de cada aluno, traçando metas a serem concluídas. Temos que planejar e cuidar para que todas as fases do treinamento sejam cumpridas da melhor maneira possível pelo aluno.

2 – Com relação à regularidade de treinos, por ter o acompanhamento do personal, ajuda a acelerar os resultados?
Os resultados partem da cooperação entre professor e aluno. E pessoas que treinam com personal trainers têm frequência de treino e regularidade extremamente superior a das pessoas que treinam sozinhas. O seu comprometimento com a rotina de treinos torna-se maior. Então, uma boa periodização do treinamento, com o maior número de detalhamento possível, motiva o aluno a treinar todos os dias.
E a simples presença de ter alguém para recebê-lo ajuda a motivá-lo, pois esse estímulo é muito importante para que o treino tenha um resultado positivo.

3 – Como funciona, o profissional só olha para o aluno e monta o treino ou tem todo um estudo para que os resultados sejam satisfatórios?
Antes de iniciar um treinamento, o professor deve realizar a avaliação com o aluno, sempre identificando suas necessidades. Assim, cabe a ele elaborar de maneira segura o melhor programa de treinamento para os diferentes objetivos que podem ser desde emagrecimento, hipertrofia, trabalhos de potência, agilidade, evolução em determinado esporte até a melhora da qualidade de vida.

4 – Mas de nada adianta o personal montar um treino ‘super power’ e o aluno não colaborar no sentido de faltar aulas, de comer abundantemente, tem que ter uma cooperação e o próprio aluno tem que ter consciência dos objetivos que ele está buscando, correto?  
O papel do professor é orientar da melhor maneira e cabe ao aluno a execução dos planos para a obtenção dos melhores resultados, que vão desde o seu comprometimento com os treinos até as consultas com o seu médico e nutricionista para acompanhamento da saúde e da alimentação.

5 – É fato que a presença de um personal faz com que os treinos se tornem mais intensos e, dessa forma, conseguimos chegar mais próximos dos nossos limites, tornando os resultados mais eficazes?
Para treinar sozinho o aluno precisa de uma maior disciplina, a motivação para realizar uma boa sessão de treino vai depender unicamente dele. Lembrando que mesmo que aluno realize o treino sozinho, ele deve buscar a orientação do professor em sala para receber um plano de treinamento adequado.

Já com o acompanhamento do personal, o comprometimento com a rotina de treinos é maior, além do que o personal consegue motivar o seu aluno tornando a sessão de treino mais eficiente, gerando maiores resultados. Os riscos de lesões musculares diminuem, pois o aluno tem uma supervisão em tempo integral. Outro ponto importante é que, devido ao fato do professor conhecer bem o aluno, ele consegue evitar a monotonia, alternando os exercícios.

6 – Ao escolher um personal, o que é necessário o aluno se atentar, inclusive para quem já tem um personal, até como forma de avaliar o serviço prestado?
Primeiramente, o aluno deve procurar saber se o profissional está registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF), se tem experiência na área de treinamento desejada e se está em constante atualização. Um bom profissional precisa entender de fisiologia, anatomia, biomecânica, esforço, rendimento, entre outros fatores, para incorporar os conceitos e os princípios do treinamento, tornando os treinos ainda mais eficientes. E, por último, mas não menos importante, vem a questão da empatia, o aluno precisa se identificar com o seu professor  para que o rendimento seja satisfatório.

Espero ter ajudado vocês com essas dicas!
Boa sorte na escolha do seu personal trainer!
CLIQUE AQUI para ver mais fotos dos meus treinos! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário